Mudança no acesso à saúde: CPF substituirá o Cartão do SUS a partir de dezembro de 2023

A Prefeitura de Belo Jardim informa que haverá mudança no acesso aos serviços de saúde a partir de dezembro de 2023. O Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) será substituído pelo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como documento de identificação para o acesso aos serviços de saúde pública. Esta medida faz parte da entrada em vigor da Lei 14.534 de 2023, que estabelece o CPF como documento único para identificação do cidadão nos bancos de dados do serviço público.

Para garantir que os belo-jardinenses continuem a receber atendimento médico e acesso aos serviços de saúde nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs)é fundamental que os usuários do SUS atualizem seu cadastro. A atualização já está em andamento e pode ser realizada nos postos de saúde da região ou por meio do Agente Comunitário de Saúde da área.

A substituição do Cartão do SUS pelo CPF tem como objetivo simplificar o acesso das pessoas aos serviços de saúde, reduzindo a necessidade de portar vários documentos. Isso trará maior comodidade aos usuários e tornará o sistema de atendimento mais eficiente.

Além do acesso à saúde, a mudança afetará diversos outros serviços públicos, tornando o CPF obrigatório em certidões de nascimento, casamento e outros atos civis. Portanto, é fundamental que a população esteja ciente dessas mudanças e proceda com a atualização de seus dados o quanto antes.