Onda de calor vai embora domingo (19), mas temperaturas devem seguir acima da média, diz meteorologista

Meteorologista da Climatempo, Guilherme Borges disse à CNN que a mudança climática associada ao fenômeno El Niño causaram a onda de calor no Brasil

À CNN, o meteorologista da Climatempo Guilherme Borges explicou que a onda de calor deve ter fim no próximo domingo (19), mas as temperaturas devem seguir um pouco acima da média em várias regiões do Brasil.

Borges explicou que esta onda de calor é resultado das mudanças climáticas no planeta junto à ação do fenômeno El Niño, que aquece a água dos oceanos.

“A mudança climática deixou de ser novidade para todo mundo”, falou. “Essas temperaturas que estamos vendo hoje não são nenhuma novidade, os meteorologistas já vinham prevendo isso.”

Borges também citou o verão com temperaturas extremas do hemisfério norte, nos Estados Unidos, na Europa e em outros locais.

“A partir de 2010, esses eventos extremos ficaram mais evidenciados, tanto chuva como calor”, disse Borges. “Se a gente não conseguir reduzir nossas emissões de gases de efeito estufa, a temperatura média global vai subir até o limiar de 1,5 °C e esses eventos vão ficar cada vez mais comuns.” Por CNN