MÃE DAS ÁGUAS – DO AGRESTE AO SERTÃO CIRCULA PELO INTERIOR DE PERNAMBUCO

O projeto acontece em janeiro de 2024 e passará por Belo Jardim, Salgueiro e Serra Talhada.
O projeto Mãe da Águas – do Agreste ao Sertão chega a três cidades do interior de Pernambuco, para celebrar a cultura e religiões afro-brasileiras. O projeto é realizado em duas partes: no primeiro dia, acontece a oficina Do Toque ao Passo e no segundo dia, a apresentação do espetáculo Rainha das Águas, Mãe do Mar, ambos realizados pelo Grupo de Matrizes Africanas Obá Ayiê.

O grupo surgiu em 2015 a partir de ações desenvolvidas com crianças, jovens e adultos de comunidades periféricas da cidade de Arcoverde.
Segundo o diretor artístico do projeto, Walderlan Baltazar, o impulso para a montagem do espetáculo surge a partir de um episódio de racismo sofrido por uma das dançarinas na escola em que estuda, por conta do cabelo crespo.

No entanto, a motivação para a montagem foi mesmo “¨a intolerância religiosa que sofremos todos os dias, por conta da nossa fé, da nossa musicalidade. Eu sempre quis montar um espetáculo contando a história dos orixás, para mostrar o quanto é linda a religiosidade de matrizes africanas nas casas de axé, ao contrário do que o povo pensa. É transformador, os olhos brilham, e eu queria mostrar isso ao público”, conta Walderlan.