Programa Dignidade Menstrual chega a Belo Jardim para garantir acesso a absorventes higiênicos

O município de Belo Jardim está entre as localidades beneficiadas pelo Programa Dignidade Menstrual, uma iniciativa do Governo Federal que visa promover a saúde e o bem-estar das pessoas, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Com a distribuição gratuita de absorventes, o programa visa alcançar cerca de 24 milhões de pessoas em todo o país, com idades entre 10 e 49 anos. Em Belo Jardim, a população pode encontrar apoio nas farmácias credenciadas pelo Programa Farmácia Popular do Brasil, onde poderão retirar os absorventes necessários para dois ciclos menstruais, totalizando 40 unidades a cada 56 dias.

Para ter acesso aos absorventes é necessário estar cadastrado no Cadastro Único (CadÚnico) e atender aos critérios estabelecidos pelo programa, como ter uma renda familiar mensal de até R$ 218. Tem direito estudantes de baixa renda da rede pública ou estar em situação de rua.

Ao dirigir-se a uma das farmácias credenciadas pelo Programa Farmácia Popular em Belo Jardim, é necessário apresentar um documento de identificação oficial com foto e número do CPF, bem como uma autorização do Programa Dignidade Menstrual, que pode ser obtida através do aplicativo Meu SUS Digital.

A autorização é acessível via computador ou smartphone. Para aquelas que enfrentam dificuldades tecnológicas, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão disponíveis para auxiliar na emissão da autorização.

Homens trans também têm direito ao benefício.

(Foto: Jerônimo Gonzalez / Ministério da Saúde)