Artistas de Garanhuns, Caruaru e Arcoverde são selecionados para o Colóquio de Artes Visuais

Evento está programado para maio deste ano com ações nas três cidades

O Colóquio de Artes Visuais divulgou, hoje (22), a lista de artistas para sua edição 2024. Foram selecionados Diogo Magalhães, Ythalla Maraysa e Stuart Marcelo, para a programação, que traz como tema “OCUPE – O Corpo Urbano Poético e Escasso”, e será realizada em maio.

Esse ano, o projeto amplia seu alcance territorial realizando ações em Garanhuns, Arcoverde e Caruaru. A seleção de participantes foi realizada a partir de uma chamada pública para artistas da região das cidades sedes do projeto.

“O processo de curadoria foi muito instigante. A gente pôde conhecer trabalhos incríveis, artistas fenomenais. Se a gente pudesse, convidaríamos mais artistas para esse momento. Foi muito legal ter esse panorama das produções e identificar a identidade de cada território”, afirma o coordenador Rafael Sisant.

Os participantes receberão cachê para realizar ações formativas em escolas públicas de suas cidades, participar de uma roda de conversa em Garanhuns e fazer a produção de uma videoaula para redes sociais.

O colóquio, realizado pelo núcleo de pesquisas artísticas Confraria 27, busca estimular discussões sobre as vivências de artistas visuais do interior do estado. O projeto conta com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, através do Funcultura 2021/2022 (Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura).

Sobre os artistas:

Diogo Magalhães é de Garanhuns e trabalha com desenhos e tatuagens. Autodidata, começou a desenhar ainda criança. Se profissionalizou com diversos cursos e fez obras em nanquim aguada e realistas.

De Caruaru, Ythalla Maraysa é fotógrafa e designer. Atua no mercado criativo e tem como foco trabalhar nas áreas de design gráfico e editorial, direção de fotografia e still para projetos culturais. Em seu trabalho os temas mais recorrentes são: memória, corpo e o cotidiano.

Stuart Marcelo, de Arcoverde, é designer e artista gráfico. Em suas obras, traz influências da cultura popular do Nordeste com referências às músicas e tradições.