Prefeitura de Belo Jardim intensifica campanha de vacinação com ação porta a porta

Esta semana, a Prefeitura de Belo Jardim, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu uma extensa operação de vacinação porta a porta, abrangendo tanto os bairros urbanos quanto a zona rural do município. O objetivo desta iniciativa foi ampliar a cobertura vacinal, oferecendo a imunização contra a Influenza e a atualização da vacina contra a Covid-19 para população pertencente aos grupos prioritários.

Agentes comunitários de Saúde, técnicos de enfermagem e enfermeiros da secretaria percorreram todos os bairros identificando pessoas dos grupos prioritários.

Para a gripe, a estratégia adotada visou atingir os grupos prioritários designados pelo Ministério da Saúde, os quais incluem idosos acima de 60 anos, profissionais de Saúde, gestantes, puérperas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com comorbidades, entre outros.

Por meio dessa abordagem direta, a gestão municipal assegurou que esses segmentos da população recebessem a proteção necessária contra as duas doenças. “A vacinação porta a porta é uma prática positiva e recorrente para garantir a proteção dos grupos prioritários. Mobilizamos equipes das unidades de saúde para realizar a ação em todos os bairros, estendendo-se também para os distritos”, disse a secretária de Saúde, Aline Cordeiro.

É importante informar que a vacinação contra a Covid-19 segue disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município e também a da gripe, esta, apenas para os grupos prioritários. Eles têm até o dia 31 de maio para receber a imunização.