Prefeitura de Belo Jardim realiza formação para professores em parceria com o Instituto Qualidade no Ensino

O Centro de Formação de Professores de Belo Jardim realizou mais um ciclo formativo com os Professores Formadores da Rede, que aconteceu de 8 a 12 de abril, e recebeu os especialistas do Instituto Qualidade no Ensino (IQE).

O IQE tem implementado seus programas diretamente em escolas públicas de todo o país, em parceria com os setores público e privado, contribuindo para promover a qualidade dos processos de gestão da escola pública, do ensino e dos educadores, professores, gestores e coordenadores, com o objetivo de melhorar a proficiência dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática.

Na formação de professores, são abordados o fazer pedagógico e a sequência didática como elementos para a organização das práticas de ensino em Língua Portuguesa e Matemática. A partir dessa parceria, a equipe de Professores Formadores realiza o acompanhamento pedagógico e orienta os professores do município por meio de formação continuada e plantões nas instituições escolares. Como resultado dessas ações, a rede municipal de Belo Jardim elevou os índices de aprendizagem aferidos por meio de avaliações diagnósticas e avaliações externas, como SAEPE e SAEB.

A atuação do programa nos proporcionou práticas fundamentais para avaliações em larga escala, bem como ações de planejamento educacional com base em evidências, a construção da autonomia pedagógica e a efetivação de boas práticas na política de educação de nosso município”, disse a coordenadora do Programa QualiEscola e do Centro de Formação, Josilene Soares.