GRUPO MOURA LANÇA INSTITUTO CONCEIÇÃO MOURA

mariana_eduarda_taciana_moura mariana_moura_roberta_jungmann mariana_taciana_eduarda_MOURA_e_Brenda_Braga

 Braço social do Grupo Moura, Instituto pretende transformar realidade do município de Belo Jardim investindo em educação, transformação social, arte e cultura e meio ambiente. Parcerias com instituições reconhecidas garantem credibilidade ao projeto

 Transformar o município de Belo Jardim, no Agreste Central pernambucano, em uma cidade atraente e melhor para se viver. Esta é a missão do Instituto Conceição Moura (ICM), concebido e mantido pelo Grupo Moura, que será lançado oficialmente nesta quarta-feira (03/12), às 19h, no JCPM Trade Center.

 A organização, sem fins lucrativos, investirá em um projeto de alto alcance social, voltado ao desenvolvimento de crianças e jovens, e deverá atuar em três áreas: Educação e Transformação Social, Arte e Cultura e Meio Ambiente. A proposta é fomentar a atitude proativa, através do despertar da visão crítica em relação à realidade cotidiana e do desenvolvendo da capacidade de realização e de transformação de cada um, dentro da filosofia do Grupo que é o fortalecimento de vínculos para um futuro melhor.

 O Instituto pretende trabalhar de forma articulada e alinhada com governos, escolas, famílias e comunidade, disseminando valores como inovação, proatividade, valorização da cultura local, empoderamento, respeito às diferenças, empreendendorismo e sustentabilidade. “Entendemos que para melhorar a qualidade de vida de Belo Jardim é preciso a participação ativa da comunidade, engajá-los nesta causa, e oferecer a eles ferramentas para que possam se tornar os verdadeiros agentes desta transformação”, explica Mariana Moura, presidente do ICM.

 PARCERIAS//No intuito de fortalecer a ação do ICM em Belo Jardim, foram articuladas parcerias com o Instituto Ayrton Senna e o Instituto Natura para o compartilhamento de competências, ferramentas e métodos de potencialidades para o desenvolvimento de crianças e jovens da cidade.

 Com o Instituto Ayrton Senna, o ICM montará uma “Sala de Gestão” para medir os resultados de suas ações. Além disso, apoiará o município na implementação das ferramentas “Se Ligue” e “Acelera” que visam à diminuição da defasagem idade-série que persiste na rede municipal em níveis alarmantes de 35% dos alunos do ensino fundamental.

 Já com o Instituto Natura, o ICM pretende implementar o projeto “Conviva” que apoia a Secretaria de Educação e as escolas da rede municipal na gestão, através do planejamento de carreira de gestores e professores. A parceria também trará para o município o conceito inovador da Comunidade de Aprendizagem, iniciativa que pretende promover um movimento de transformação social a partir do envolvimento das famílias e da comunidade no dia a dia da escola.

 ATUAÇÃO//Em 2015, o ICM iniciará suas ações nos bairros da Cohab 2 e 3, além de Santo Antônio de Belo Jardim, os mais populosos do município com cerca de 15 mil residentes de baixa renda. Nessas áreas funcionam seis escolas da rede pública de ensino, das quais duas são do Governo Estadual e quatro municipais, totalizando 2.624 alunos.

 INOVAÇÃO//Entre as metodologias adotadas pelo ICM, estão o ICANamy – que estimula crianças e jovens na formulação de perguntas inteligentes e na busca solução para os desafios encontrados na escola, na  vida pessoal e na comunidade, o Eu Sou Transformador, que busca incentivar o empreendedorismo nas pessoas e revelar  líderes empreendedores nas comunidades.

 HOMENAGEM//O Instituto Conceição Moura recebe o nome da sua idealizadora, uma grande visionária que sempre defendeu a contribuição da iniciativa privada para a construção de um Brasil melhor.

 HISTÓRICO//Há mais de 15 anos o Grupo Moura desenvolve projetos sociais nas áreas de educação ambiental, produção de artesanato e gestão escolar, por meio do Programa de Qualidade Total na Educação que leva a ferramenta dos 5S às escolas da rede estadual. Essas iniciativas foram concebidas e liderados por Conceição Moura, fundadora do Grupo junto com seu marido, Edson Mororó Moura.

 O Grupo Moura nasceu em 1957, na cidade de Belo Jardim, concretizando o sonho do visionário empreendedor Edson Mororó Moura e da sua esposa, Conceição Moura. Juntos, os engenheiros químicos iniciaram a construção de um grande negócio: a Baterias Moura, que hoje é referência no segmento de acumuladores e líder no Mercosul.

  Voltada inicialmente para o ramo automotivo, ampliou a sua atuação para outros segmentos, produzindo, hoje, baterias para as mais diversas aplicações, como motos, barcos, empilhadeiras, nobreaks, metrôs, trens e estações de telefonia. Contando com seis fábricas, cinco no Brasil e uma na Argentina, detém uma rede de distribuição própria com 68 unidades em todo o País e mais três no Mercosul. O corpo de colaboradores é composto por mais de 4.300 pessoas.

 De olho na inovação e nos novos rumos do segmento energético, o Grupo fundou o Instituto de Tecnologia Edson Mororó Moura (Itemm), com o objetivo de estimular a pesquisa nesse setor. Na área social, já desenvolve um trabalho em Belo Jardim, há mais de 15 anos, que está ainda mais forte com a criação do Instituto Conceição Moura. Na área ambiental, destaca-se pelo robusto projeto de Logística Reversa, que recicla uma bateria para cada uma que é vendida, além do projeto Carbono Zero, que busca reduzir, até 2015, 30% das emissões de gases do efeito estufa geradas em sua produção.

  Acostumada a concretizar sonhos, em 2013 ingressou no segmento de construção civil. Com a Moura Construções, vem investindo na construção e venda de casas populares nos estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

  Movido a desafios, o Grupo Moura caminha para rumos cada vez mais ousados, sempre comprometido em fazer mais e melhor, garantindo a qualidade dos seus produtos, a força dos vínculos em seus relacionamentos, a perenidade e a sustentabilidade do negócio e sempre de mãos dadas com os interesses de toda a sociedade.

Informações à Imprensa

Baobá comunicação

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *