Compesa fará adutora de emergência para tirar Bezerros do colapso d’água

Paulo-Câmara-Foto-Aluisio-Moreira-SEI

O governador Paulo Câmara assinará nesta sexta-feira (13) a ordem de serviço autorizando a construção de uma adutora, em caráter emergencial, para livrar o município de Bezerros, no Agreste pernambucano, do colapso d’água.

A adutora, que será executada pela Compesa, vai levar água do rio Sirinhaém para Bezerros, que está sendo abastecida parcialmente por carros-pipa. A previsão da Compesa é investir na obra de R$ 2,1 milhões para que ela seja concluída até julho deste ano.

Após a assinatura da ordem de serviço, o governador fará uma visita à Estação de Tratamento de Água (ETA), onde os governos estadual e federal estão investindo cerca de R$ 8,5 milhões.

Esta ETA está sendo duplicada, devendo passar de 160 litros por segundo para 370 l/s. A previsão é que ela seja concluída até dezembro próximo.

Bezerros era abastecida com água da barragem de Jucazinho, que secou completamente em setembro do ano passado. E seu fornecimento d’água só será normalizado quando o governo federal encerrar a construção da Adutora do Agreste, que vai transportar água do rio São Francisco para 69 localidades daquela região.

Fonte: Inaldo Sampaio.