Grupo organiza protesto no Recife contra violência no Estado

Foto: Ashlley Melo/JC Imagens

Após o secretário de Defesa Social, Angelo Gioia, divulgar as estatísticas de crimes contra a vida, um grupo se mobiliza no Facebook para protestar contra o Governo do Estado sobre os dados divulgados na última quarta-feira (15). No próximo dia 7 de abril, a partir das 18h, manifestantes farão uma performance em frente ao Palácio do Campos das Princesas, destinada ao governador Paulo Câmara (PSB), em homenagem aos 977 mortos nos meses de janeiro e fevereiro em Pernambuco.

O nome do evento “Desconfortável” faz referência a declaração que o governador fez em entrevista à Rádio Jornal, que os números no aumento da violência indicavam uma “situação desconfortável”. Também durante uma entrevista à Rádio Jornal, o socialista também comparou os balanços extraoficiais sobre os números de homicídios e da violência no Estado e disse que os dados eram “boatos”.

Durante a performance, voluntários e familiares das vítimas estarão vestidos de preto e irão deitar no chão, em frente ao Palácio. Além da performance, haverá 997 cruzes e velas simbolizando as vítimas no local, representando o número de mortos nos últimos dois meses.

Na página oficial, umas das organizadoras, a advogada Liana Cirne, criticou a onda de violência e cobrou medidas do Estado. “É preciso que uma política de segurança séria e firme seja instituída e que o governador compreenda a gravidade e a urgência da situação, assegurando medidas que possam estancar a violência, inclusive a violência policial”, afirmou.

Segundo Liana, a organização espera que estejam presente 977 voluntários. “Esperamos que 977 voluntários e voluntárias participem, a fim de que o governador finalmente consiga enxergar a dimensão das mortes em nosso Estado”, disse. 

Fonte: Jamildo.