PROJETO DA COMPESA LEVA FOTOGRAFIA A JOVENS DE SANTO AMARO

compesa

Uma iniciativa da Compesa levou a fotografia para nove jovens do bairro de Santo Amaro, na área central do Recife. Durante 12 dias, a companhia desenvolveu o projeto Mudando o Foco, com aulas teóricas e práticas que estimularam o senso crítico dos estudantes. O curso foi ministrado pelo fotógrafo Aluisio Moreira e teve uma carga horária de 16 horas/aula.

De acordo com a assessora de responsabilidade social da Compesa, Fabíola Coelho, o projeto desenvolveu a autoestima, criatividade e autoconfiança dos jovens. “Nosso objetivo foi alcançado. Além da formação de novos fotógrafos, contribuímos para que esses jovens se tornem agentes multiplicadores da arte de fotografar o cotidiano com um novo olhar”, disse. Segundo ela, a expectativa é levar o projeto para a comunidade do Jordão, na Zona Sul da capital, no ano que vem.

As aulas teóricas foram realizadas no Clube das Mães, na comunidade Largo dos Casados, em Santo Amaro, no último mês de julho. Após o aprendizado em sala, os jovens foram para alguns dos principais pontos turísticos do Recife e de Olinda para pôr em prática o conhecimento adquirido. Além disso, eles visitaram a Estação de Tratamento de Água (ETA) da Compesa localizada no bairro do Curado.

“Foi muito bom esse curso para mim. Aprendi a fotografar e conheci lugares que ainda não tinha conhecido”, comemora a estudante Adriane Andrade, de 15 anos, que fotografou o Marco Zero, no Recife Antigo, e a Praça do Carmo e o Alto da Sé, em Olinda. “Foi ótimo aprender muitas coisas que não sabia, como foco, profundidade de campo, edição de fotos e fotometria”, comenta a aluna Iasmim Daysa da Silva, 16 anos.

Uma exposição com as fotos tiradas pelos jovens está sendo realizada desde ontem (7) no hall de entrada da sede de Compesa, na Avenida Cruz Cabugá, em Santo Amaro. No local, o público poderá votar na melhor. O vencedor ganhará uma máquina fotográfica semiprofissional. A exposição seguirá até o próximo dia 25.

1_10 2_10 3_10 (1) 3_10 4_10 5_10 6_10 7_10 8_10 9_10

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *