SDEC assina ordem de serviço para o CIP Bom Jardim

costureiras

Serão 48 costureiras beneficiadas pelo projeto, realizado em parceria com a Citepe

As costureiras do município de Bom Jardim, na região do Agreste, terão um espaço moderno e equipado para o desenvolvimento de suas atividades. Nesta quarta-feira (18/12), será assinada a ordem de serviço para reforma e ampliação do prédio que abrigará o Centro de Inovação e Produção (CIP). A ação é fruto de um convênio entre a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDEC) e a Companhia Integrada Têxtil de Pernambuco (Citepe), um braço da empresa PQS, da Petrobras. O convênio beneficiará 48 costureiras e visa fortalecer o setor de têxtil e de confecções do município. O projeto tem duração de 24 meses e um investimento de R$ 1.219.507,76.

O projeto tem como foco constituir o núcleo de confecções do município de Bom Jardim como empreendimento associativo, através da instalação de um prédio com espaços específicos para o desenvolvimento de diversas atividades. A estrutura contempla uma célula de produção com especialidade em jeans, malhas, cama, mesa, banho e lingerie e salas de aula, reuniões e administração. “Com o projeto instalado, elas criarão sua própria marca e poderão prestar serviço para outras empresas”, conta a gerente geral de economia criativa da SDEC, Veronica Ribeiro.

Ao todo mais de 200 costureiras residem no município. Para participar do projeto, todas se inscreveram em uma seleção realizada pela Prefeitura de Bom Jardim e o Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH). Foram selecionadas as que possuíam disponibilidade de tempo para estudo e trabalho em horários definidos, um perfil empreendedor, entre outros requisitos.

O IADH terá o papel de realizar a mobilização social e a implantação do projeto, com modelo de gestão definido, capacitando e integrando os empreendedores locais à cadeia produtiva têxtil. Os beneficiados terão dentro dos recursos oferecidos, oficinas voltadas para produção de confecção industrial e manutenção de equipamentos da indústria de confecção. “O CIP demonstra sua relevância para o município de Bom Jardim pela promoção do desenvolvimento econômico e social da região”, afirma a gerente geral.

Além das ações que serão realizadas pelo IADH, as costureiras já começaram a participar de atividades promovidas pela Escola Técnica do Senai de Santa Cruz do Capibaribe, como consultoria em design de moda, aulas de modelagem, costura e corte de peças de vestuário. A ação foi iniciada em agosto deste ano e será finalizada em junho de 2014, quando a sede do CIP estará pronta.

Ação – No último mês de novembro, as costureiras de Bom Jardim realizaram seu primeiro trabalho. O grupo confeccionou as camisetas usadas no passeio ciclístico do evento Aurora Eco Fashion, que aconteceu nos dias 23 e 24, no Centro do Recife. Ao todo foram produzidas 250 peças, que tiveram o design do renomado estilista pernambucano Melk Z-Da.

Outros CIPs – Está em estudo a implantação de mais quatro CIPs em outros municípios do interior de Pernambuco. Já estão confirmados novos Centros em Bezerros e Surubim. Os outros dois municípios ainda não foram confirmados e estão em análise. Todos fazem parte do Arranjo Produtivo Local Têxtil e de Confecções e visam ao fortalecimento desta cadeia.

 

Serviço:

Assinatura da ordem de serviço da reforma e ampliação do CIP Bom Jardim

Data: 18/12/13, às 15h

Local: Centro Educacional e Cultural Professora Marineide Braz – Bom Jardim 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *