Financiamento ou consórcio? Confira as melhores maneiras de comprar um imóvel.

 Essa é uma dúvida muito comum é que de certo modo não há uma resposta somente, então vamos falar melhor sobre cada modalidade e te ajudar a chegar em uma conclusão.

Crédito imagem: Pixabay

  Para realizar a compra da casa própria é necessário escolher a forma de pagamento que deseja trabalhar que melhor se encaixe em seu perfil, logo é necessário muita pesquisa e análise no que se refere às formas de pagamento das instituições bancárias do seu interesse. As formas mais comuns de pagamento para a aquisição é o financiamento e o consórcio imobiliário, mas qual dessas formas de pagamento é a melhor? É isso que vamos verificar nesse artigo, e antes de chegar à uma conclusão, nada mais justo do que explicar como funciona cada uma certo, então vamos lá.

Financiamento

  O financiamento é a modalidade onde a forma de pagamento é parcelada oferecida pelas instituições bancárias e imobiliárias na venda de apartamentos em Recife e casas, onde antes de ser fechado o contrato com o comprador é feito uma análise de perfil para que possa se chegar a uma conclusão se o interessado irá conseguir arcar com a entrada e parcelas do financiamento, esse modo é basicamente uma forma de empréstimo que se vai pagando em parcelas mensais pelo período que é determinado pela instituição bancária juntamente de você. E com base no seu perfil de orçamento é estabelecido o valor mensal, taxas de juros e se as parcelas serão fixas ou decrescentes.

A vantagem do financiamento é que cumprindo com todas as regras e exigências impostas no processo o valor pode ser liberado, além de ser possível a utilização do FGTS para amenizar as parcelas ou aumentar o valor que será dado na entrada do imõvel e as desvantagens são que neste processo existem altas taxas de juros, tem muita burocracia na hora da documentação, além de que existe um valor mínimo de 30% do valor total do imóvel que precisa se dar de entrada, as vezes é possível encontrar instituições que liberem com 20% mas isso é mais incomum, além de ser necessário que você tenha alguém que seja seu avalista, ou seja, alguém que possa assumir o pagamento da mensalidade do financiamento caso você não consiga.

Consórcio

Essa modalidade não é nada menos do que um grupo se reúne e realiza o pagamento das parcelas mensalmente para o responsável pelo contrato do consórcio, nesse caso a empresa é responsável pela gestão do grupo de pessoas que estão envolvidas na compra. Existem consórcios de maior número de participantes e a contribuição das mensalidades que os participantes pagam deve ser o suficiente para comprar no mínimo um bem por mês.

Nessa modalidade também há sorteios onde a premiação é uma carta de crédito de acordo com o valor que foi registrado no contrato no início do consórcio as vantagens desse método de pagamento são que a burocracia é bem menor do que se fosse feito um financiamento, não é obrigatório se dar um valor de entrada para conseguir o imóvel, pode ser usado o FGTS assim como no financiamento e não se tem incidência na taxa de juros pois é cobrado somente a taxa de administração. Vale ressaltar que todo esse processo é fiscalizado pelo Banco Central, ou seja, não precisa ter receio de investir nessa modalidade por medo de cair em algum golpe, mas lembre-se de sempre pesquisar muito bem antes de tomar qualquer atitude.

A desvantagem aqui é que pode se demorar um pouco para realizar a aquisição por conta de que a contemplação é feita através dos lances dados pelas casas para comprar em Recife disponíveis e se você é do tipo que tem pressa em realizar seu sonho da casa própria essa não é a melhor forma para você, mas caso não se importe muito com o tempo, lhe aconselhamos a fazer um pé de meia para propor lances com valores realmente bons e garantir o imóvel.

Mas afinal, qual é a melhor opção, consórcio ou financiamento? Bom, isso irá depender muito do perfil do comprador e do cenário atual: Tem algum valor guardado para dar de entrada? Pesquisei bem sobre o consórcio e entendeu como funciona o processo? Seu orçamento mensal é capaz de arcar com um financiamento?

Assim como um bolo não segue sempre a mesma receita para mostrar qual a melhor forma de prepará-lo, cada um tem um tipo de orçamento e forma de trabalhar, então responder à essas perguntas lhe ajudará a chegar em uma conclusão mais rápida. Analise tudo e coloque os prós e contras na balança e assim que chegar em uma conclusão vá em frente e realize o seu sonho assinando o contrato de aquisição do seu imóvel.

E aí, curtiu o artigo e decidiu entre o financiamento e o consórcio para sair do aluguel para enfim comprar a casa própria? Então compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!!!