Marco Maciel está estável

O ex-vice-presidente da República Marco Antonio Maciel, 80 anos, que está com Covid-19, segue com quadro estável em sua residência. Na manhã de ontem (8), seu filho João Maurício Maciel afirmou que ele está bem, sem sintomas mais sérios. Os familiares estão otimistas pelo fato de o ex-vice-presidente já ter sido vacinado dias antes, o que tende a contribuir para que desenvolva a doença de forma mais branda. Há ainda, suspeitas de que ele tenha tido algum efeito colateral da vacina, mas sem comprovação.

Maciel apresentou sinais de resfriado no último domingo, quando foi levado de imediato por familiares para o Hospital DF Star. No mesmo dia também foi descoberto que uma das suas cuidadoras, que estava assintomática, testou positivo para a Covid-19.

Uma radiografia pulmonar detectou que ele estava com o coronavírus.  Além disso, o ex-vice-presidente fez uma bateria de outros exames e foi medicado e enviado de volta para casa, onde segue com o tratamento, uma vez que tem montado na sua residência um sistema de home care (atendimento hospitalar doméstico), em função do seu estado de saúde delicado. Ele é portador de Alzheimer desde 2014.

O quadro clínico de Marco Maciel, também ex-governador de Pernambuco, ex-senador, ex-ministro e ex-deputado, causou preocupação em vários parlamentares de todos os Estados, até porque alguns meses atrás ele se curou de uma pneumonia e sua situação inspira cuidados.

Maciel é muito querido e reverenciado por toda uma geração de políticos que ajudou a formar. Há anos o pernambucano reside em Brasília, na Asa Sul – bairro do Plano Piloto da capital federal – ao lado da sua esposa, dona Ana Maria Maciel.