Roda de Diálogo de Mulheres marcarão o 8 de março

*Homenagem a Margarida Vieira e Roda de Diálogo marcarão o 8 de março das Mulheres Socialistas*

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Secretaria Nacional de Mulheres do PSB, em parceria com o Partido Socialista Brasileiro e a Fundação João Mangabeira, irá realizar a live “Cá entre nós, mulheres”.

Como parte da programação haverá uma homenagem àquela que foi pioneira no pensamento intelectual dentro do PSB: Margarida Vieira, primeira e única mulher a presidir a FJM, entre os anos de 1997 e 1998, e também a realização de uma roda de diálogo – com parlamentares do partido – que debaterá “A importância da mulher nos espaços de poder e a violência política de gênero”.

Autora da tese “Semeando Democracia – A trajetória do Socialismo Democrático no Brasil”, Guida, como é carinhosamente chamada pela militância do partido, será eternizada na sede da FJM com a inauguração da ala dos(a) presidentes(a) que a FJM já teve.

Além da secretária nacional da SNM, Dora Pires, participarão o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, a diretora da FJM, Amanda Sobreira, diretora da FJM, Márcio França, a deputada federal Tabata Amaral, e as deputadas estaduais Cristina Almeida (AP) e Laura Gomes (PE). As mulheres que integram a Executiva Nacional da SNM e as da Executiva distrital também estarão presentes.

A atividade será realizada no dia 08 de março, a partir das 15h, na sede da Fundação João Mangabeira, em Brasília, e será transmitida ao vivo pelas redes sociais do PSB, da SNM e da FJM. Na ocasião, será exibido um vídeo em tributo à Margarida.

*Roda de Diálogo*

Por ser um ano eleitoral, debater a importância da mulher nos espaços de poder e a violência política de gênero ganha relevos de urgência. Com a presença de Tabata Amaral como palestrante, e Cristina Almeida e Laura Gomes, enquanto debatedoras, a roda de conversa buscará aproximar as parlamentares socialistas da militância que estará presente, e também das mulheres que acompanharão a live pelas redes sociais.

A ideia do encontro é oferecer um momento de troca entre quem vive o espaço de poder e enfrenta cotidianamente situações de violência política de gênero. Cada uma terá a oportunidade de falar por até 15 minutos sobre suas experiências.

Juntas, poderemos encontrar soluções para construir uma sociedade mais justa e representativa. Uma delas é a construção de políticas públicas sociais, bem como fortalecer o protagonismo feminino.

*Um breve relato de Margarida*

Convidada por Miguel Arraes em 1997, Margarida Vieira assumiu a presidência da FJM e rapidamente colocou em prática alguns programas de formação política de base que são usados de inspiração até os dias de hoje. A FJM nasceu com o objetivo de consolidar, aprofundar, difundir e construir o socialismo democrático. Para a ex-presidente, “a Fundação é mais do que o trabalho partidário, a Fundação é para todos os socialistas. Para quem queira smas e aprofundar na construção do socialismo.”
Aos 72 anos, seu currículo é de invejar e sua trajetória de deixar todas as mulheres socialistas orgulhosas. É membra da Executiva Estadual Provisória e do Diretório Nacional do PSB, doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestra em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduada em História pela mesma universidade.

*SERVIÇO*
*O QUÊ* Live “Cá entre nós, Mulheres”, atividade em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Homenagem a professora Margarida Vieira e roda de diálogo “A importância das mulheres nos espaços de poder e a violência política de gênero”.
*QUANDO* Terça-feira 08 de março, 15h
*COMO ASSISTIR* Transmissão ao vivo: Facebook e YouTube do PSB, FJM e SNM