Fortes chuvas causam transtornos na RMR e Zona da Mata

Fortes chuvas ocorrem ao longo desta sexta-feira (7), impactando a Região Metropolitana do Recife (RMR) e Zona da Mata Norte e Sul. Na capital, o Centro de Operações do Recife (COP) informou que a cidade entrou em Estágio de Alerta às 7h33. A parte de um prédio chegou a desabar no Paulista e as principais vias apresentaram diversos pontos de alagamentos nesta manhã.

No início desta manhã, uma parte do prédio desabou no Janga, em Paulista, na RMR. Segundo o Corpo de Bombeiros, foram 12 pessoas que ficaram soterradas, moradores deram auxílio aos bombeiros na prestação de socorro. Testemunhas dizem que prédio havia sido interditado e foi ocupado.

Durante a manhã, a Agência Pernambucana de águas e clima (Apac) divulgou estar com problemas técnicos, onde o site apresentou indisponibilidade para consultar a previsão e aviso meteorológico. No entanto, a agência permaneceu monitorando em tempo real as condições do tempo e chuvas.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o alerta de chuvas foi elevado para nível vermelho na RMR e Zona da Mata. O aviso consiste em indicar um “grande perigo” para as regiões, com acumulado de precipitação que vale até as 20h desta sexta.

O alerta indica chuvas superiores a 60 mm/h ou 100 mm/dia, alertando de grandes alagamentos e transbordamento de rios, assim como deslizamentos de encostas, em áreas de risco. Alertou o Inmet.

Diversos pontos de alagamentos se formaram na RMR, a avenida Conselheiro Aguiar, na Zona Sul do Recife teve trechos alagados de lado a lado, ao longo do dia. O canal de Setúbal transbordou nesta manhã, e invadiu parte da via. Fonte: DP