Morre idosa de 100 anos que voltou a estudar para vencer o analfabetismo em São Caetano

Maria Joaquina, que morava em São Caetano, parou de trabalhar aos 84 anos e se dedicava a estudar em uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Morreu nesta sexta-feira (6) Maria Joaquina, idosa de 100 anos que morava na zona rural da cidade de São Caetano, no Agreste de Pernambuco, e se dedicava há cerca de três anos aos estudos. A idosa faleceu no início da manhã e o velório é realizado na Vila Santa Luzia, onde ela morava.

Além de estudar, a idosa que estava aposentada vivia uma vida mais tranquila, depois de trabalhar até os 84 anos. Ela estava no terceiro ano do Ensino Fundamental da turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), contava com apoio da família e dizia não ter intenção de parar de estudar.

Eu sinto gosto em estudar, prazer. Se não tiver paciência, não vai. Quem corre, cansa. Quem espera por Deus não cansa“, afirmou Joaquina em entrevista à TV Asa Branca.

História de superação

Com 11 filhos, sendo sete deles ainda vivos, cerca de 40 netos, 30 bisnetos e 6 tataranetos, Joaquina encarava o desafio de estudar em uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) há quase três anos. Isso porque, quando criança, começou a trabalhar cedo e não teve a oportunidade de estudar.

Joaquina contou que começou a trabalhar aos 13 anos de idade para poder se alimentar. Ela trabalhava na roça, na zona rural da cidade, para poder comer beiju, farinha e macaxeira. Quando os filhos vieram, ela enfrentou uma separação do marido e teve que se sacrificar para cuidar deles.

Sem chinelo nos pés, tirei madeira de bloco, limpei mato, arrancava feijão, cavei roça, trabalhava pra todo mundo. Recebia cinco ‘conto’ naquela época. Dava de comer aos filhos e ficava só na vontade de comer“, contou Joaquina.