Prefeitura de Belo Jardim inicia, nesta segunda-feira (9), Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes

As vacinas serão disponibilizadas em todas as UBS’s do município durante o mês de outubro

A Prefeitura de Belo Jardim inicia, nesta segunda-feira (9), a Campanha Nacional de Multivacinação de crianças e adolescentes com até 14 anos de idade. As vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, que funcionam das 07h30 às 16h.

No ato da vacinação, os pais ou responsáveis precisam levar o cartão de vacinação, além do CPF ou cartão do SUS da criança/adolescente. A campanha seguirá até o dia 29 de outubro. O “Dia D” de vacinação no município está marcado para o dia 21 deste mês.

As vacinas que serão disponibilizadas para a atualização vacinal durante a campanha são: rotavírus (diarreia), poliomielite oral e intramuscular (paralisia infantil), pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b- Hib), pneumocócica, meningocócica, DTP, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais), meningo ACWy, febre amarela, varicela e hepatite A, bem como a vacina contra a Covid-19 para crianças a partir de seis meses. A vacina BCG (tuberculose) está disponível somente na central de vacinação Severina Parteira, no turno da manhã.

Esta ação do Ministério da Saúde visa atualizar as cadernetas de vacinação e aumentar o índice de cobertura vacinal no país, que passou por uma queda em 2012 e se agravou após a pandemia da Covid-19, causando o reaparecimento de doenças que já haviam sido extintas do território nacional.