Belo Jardim se prepara para a 11ª Semana do Bebê: Cuidados e Atenção a primeira infância

O município de Belo Jardim se destaca mais uma vez por seu compromisso com a saúde e o bem-estar de gestantes e recém-nascidos com a realização da 11ª Semana do Bebê. Esta ação, instituída pela Lei Municipal nº 2058/2013, é uma iniciativa articulada do Governo Municipal que envolve a integração de ações nas áreas de saúde, educação e assistência social, com foco na atenção primária a gestantes e crianças de 0 a 2 anos de idade.

A Semana do Bebê deste ano ocorrerá entre os dias 16 e 21 de outubro e é resultado de uma colaboração conjunta entre as secretarias de Saúde, Assistência Social e Educação. O Instituto Conceição Moura participa por mais um ano do evento, que traz o protagonismo dos bebês. Além disso, a ação contribui para o processo de conquista do Selo UNICEF para a cidade.

Entre os objetivos deste evento, destacam-se:

– Evidenciar a importância do pré-natal para a saúde das gestantes;

– Proporcionar garantia de direitos e acesso a serviços e benefícios sociais para gestantes e recém-nascidos;

– Combater o registro tardio ou não registro de nascimentos em Belo Jardim;

– Potencializar as ações de proteção social no âmbito municipal, fortalecendo os vínculos sociais e comunitários de gestantes e suas famílias.

O público-alvo dessa iniciativa são as gestantes e recém-nascidos, de 0 a 2 anos de idade, de Belo Jardim. Um destaque especial é a chegada do “bebê prefeito(a)”, que pode ocorrer a qualquer momento no Hospital Júlio Alves, pois o registro vale para o primeiro parto ocorrido na data da Semana do Bebê, sendo as secretarias de Saúde e Assistência Social responsáveis por acolher essa criança e presenteá-la com um lindo enxoval.

A 11ª Semana do Bebê é uma celebração do cuidado e atenção que Belo Jardim dedica às futuras gerações. É uma oportunidade para conscientizar a comunidade sobre a importância do início da vida e da assistência a gestantes e recém-nascidos”, disse o prefeito Gilvandro Estrela