Quatro vereadores de Caruaru são alvos de mandado de busca e apreensão por associação ao crime de falsidade ideológica

 

Quatro vereadores de Caruaru, no Agreste, foram alvos de mandados de busca e apreensão na manhã desta sexta-feira (20) em uma operação da Polícia Civil por formar uma associação voltada ao crime de falsidade ideológica. A operação “Secundus” teve as investigações iniciadas em março de 2023.

Foram cumpridos mandados contra o presidente da Câmara de Vereadores, Bruno Lambreta (PSDB), e os vereadores Leonardo Chaves (PSDB), Kátia da Rendeiras (Republicanos) e Galego de Lajes (MDB).

Além dos mandados contra os vereadores, foram cumpridos outros quatro, totalizando oito mandados, de acordo com a Polícia Civil. De acordo com a polícia, esses mandados foram cumpridos na Câmara de Vereadores e nas residências de vereadores e servidores.

Em nota, a Câmara de Vereadores de Caruaru informou que os servidores e parlamentares atuaram de forma colaborativa e transparente junto às autoridades envolvidas. “Reiteramos nosso compromisso com a integridade, a transparência e com o bem-estar da população de Caruaru. Permanecemos à disposição das autoridades para quaisquer esclarecimentos adicionais”, diz trecho da nota.

A operação foi presidida pelo delegado Jeová Miguel e contou com 50 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães. Saiba quem são os vereadores:

Kátia das Rendeiras (Republicanos)

Kátia das Rendeiras foi presa em 1º de março de 2023 na operação “Primus”, da Polícia Civil, por associação ao crime de peculato, por um suposto esquema de “rachadinha”. Na operação, a parlamentar foi presa com o assessor Mateus Lúcio. Ainda em março, Kátia foi afastada da Câmara de Vereadores e passou a cumprir e pena em prisão domiciliar.

No dia 25 de agosto, a Justiça revogou a prisão domiciliar da vereadora Kátia das Rendeiras. A vereadora voltou a participar das sessões da Câmara no dia 29 de agosto.

Bruno Lambreta (PSDB)

Bruno Lambreta é presidente da Câmara de Vereadores de Caruaru. Ele está na presidência da casa legislativa pelo segundo biênio seguido, após ser reeleito pelos parlamentares em agosto de 2022.

Galego de Lajes (MDB)

Galego de Lajes é o segundo secretário da Câmara de Vereadores de Caruaru. Ele foi reeleito para a função em votação realizada na casa legislativa em agosto de 2022.

Leonardo Chaves (PSDB)

Leonardo Chaves é o primeiro secretário da Câmara de Vereadores de Caruaru. Ele foi reeleito para a função em votação realizada na casa legislativa em agosto de 2022. G1