Governo Lula exonera servidores da Abin presos por espionar ilegalmente autoridades e jornalistas

As demissões de Eduardo Izycki e Rodrigo Colli foram publicadas em edição extra do Diário Oficial da União (DOU)

Dois servidores da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) presos por espionegaem ilegal foram exonerados pelo governo Lula na noite dessa sexta-feira (20).

As demissões de Eduardo Izycki e Rodrigo Colli foram publicadas em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), assinadas pelo ministro Rui Costa, titular da Casa Civil da Presidência da República.

Na sexta-feira pela manhã, a Polícia Federal deflagrou a Operação Última Milha, cujo intuito era investigar o uso indevido, justamente pelos dois servidores da Abin, de um sistema de geolocalização de dispositivos móveis ilegalmente. Isto é, sem a devida autorização judicial.

O sistema teria sido acessado para espionar ilegalmente autoridades, jornalistas, servidores.

Os dois foram presos na operação da PF, que também cumpriu 25 ordens judiciais de busca e apreensão em diversos estados. Os mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo a PF, o sistema de geolocalização utilizado pela Abin é um “software intrusivo na infraestrutura crítica de telefonia brasileira. A rede de telefonia teria sido invadida reiteradas vezes, com a utilização do serviço adquirido com recursos públicos”.

POSSÍVEL CHANTAGEM

Além disso, apura-se a atuação de dois servidores da Agência que, em razão da possibilidade de demissão em processo administrativo disciplinar, teriam utilizado o conhecimento sobre o uso indevido do programa como meio de coerção indireta para evitar a demissão.

Ao explicar a demissão dos servidores, a Rui Costa disse, apesar de estarem ocupando o cargo público de oficial de inteligência da Abin, Izycki e Colli participaram, na condição de sócios representantes da empresa ICCIBER/CERBERO, de pregão aberto pelo Comando de Defesa Cibernética do Exército Brasileiro (pregão nº 18/2018-UASG 160076).

O pregão tinha por objeto a aquisição de solução de exploração cibernética e web intelligence capaz de realizar coleta de dados e diversas fontes da internet.

Ao assim procederem, de acordo com a nota, os servidores incorreram infrações administrativas que incluem participação em administração e gerência de empresa privada, conflito de interesses e descumprimento do regime de dedicação exclusiva à Abin.

Confira a íntegra da nota da Casa Civil da Presidência da República:

“Demissão de servidores da Abin

A Casa Civil da Presidência da República informa que foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União, na noite desta sexta-feira (20), a demissão dos servidores Eduardo Izycki e Rodrigo Colli da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

A decisão foi tomada após constatada a participação, na condição de sócios representantes da empresa ICCIBER/CERBERO, de pregão aberto pelo Comando de Defesa Cibernética do Exército Brasileiro (pregão nº 18/2018-UASG 160076).

O pregão tinha por objeto a aquisição de solução de exploração cibernética e web intelligence capaz de realizar coleta de dados e diversas fontes da internet.

Ao assim procederem, os servidores incorreram nas seguintes infrações administrativas:

1. Violação de proibição contida expressamente em lei – atuação em gerência e administração de sociedade empresária – Art. 117, inciso X, da Lei 8112/90;