Prefeitura de Belo Jardim reforça a importância da prevenção durante o Carnaval

CTA realiza testes e distribui preservativos durante todo o ano

A Prefeitura de Belo Jardim conscientiza à população para buscar o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), local que visa proporcionar cuidados de saúde e prevenção. O CTA é uma unidade de saúde da Atenção Secundária, onde podem ser feitos testes para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), aconselhamento e entrega de preservativos.

O Carnaval está chegando e as medidas de seguranças tem que ser redobradas para poder curtir com responsabilidade, por isso o CTA proporciona medidas de prevenção para as doenças de infecções sexualmente transmissíveis. São realizados testes rápidos (30 minutos) de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, além da entrega de preservativos femininos e masculinos e gel lubrificante.

Outro serviço disponível é a Profilaxia Pós Exposição (PEP), seja uma exposição ocupacional ou sexual, a pessoa exposta tem acesso a medicamentos que diminuem a possibilidade de infecção pelo HIV. Esse protocolo deve ser iniciado nas primeiras horas pós exposição, podendo ser até 72h depois (a PEP é ofertada na UPA 24h e no CTA).

Durante esse período, a população é convidada a participar ativamente da campanha pela saúde, promovendo a conscientização sobre a importância da prevenção, especialmente, durante o Carnaval, uma época em que as medidas de segurança devem ter todos os tipos de cuidados especiais.  O CTA fica localizado na avenida Geminiano Maciel, Nº 465, bairro Boa Vista, com o atendimento as segundas, quartas e sextas, das 7h30 às 10h.

Reforçamos a importância da colaboração de cada indivíduo para se prevenirem não só no Carnaval, mas durante o ano inteiro, fazendo assim a contribuição para a saúde coletiva e o bem-estar de nossa comunidade“, disse a secretária de Saúde, Aline Cordeiro.