Monumento do “Caçador de Onça” do Centro de Artesanato Tareco e Mariola será recuperado

O Centro de Artesanato Tareco e Mariola, em Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, continua seu processo de revitalização com a restauração da sanfona concluída no mês de março e a preparação para recuperar outro ícone local, o monumento do “Caçador de Onça”. Após restaurado, monumento será reinstalado no seu local de origem.

Após a restauração da sanfona, que foi concluída recentemente pelo artista plástico Jorge Campos no próprio local, a Fundação Bitury, em parceria com a Prefeitura de Belo Jardim, iniciou os preparativos para recuperar o monumento do “Caçador de Onça”, que foi removido nesta segunda-feira (08/04) para passar por reparos.

A presidente da Fundação Bitury, Samara D’arc, destacou a importância dessas restaurações para preservar o valor cultural do Centro de Artesanato, que é uma vitrine para o trabalho dos artesãos belo-jardinenses. “Essas ações são essenciais para preservar nosso patrimônio cultural e promover o talento dos artesãos locais. Contamos com o apoio da população para fortalecer nosso Centro Cultural e estamos ansiosos para ver o ‘Caçador de Onça’ restaurado e novamente em exposição”.

O Centro de Artesanato Tareco e Mariola foi aberto em 2006 e, desde que a Fundação Bitury assumiu sua administração em 2022, tem passado por um plano abrangente de revitalização. Além da restauração dos monumentos, o espaço recebeu serviços de capinação, roço, poda, pintura, retelhamento e reestruturação de peças decorativas e mobiliários.

Com cerca de 40 artesãos belo-jardinenses expondo suas peças no local, muitas feitas com materiais recicláveis como palha de milho e garrafas pet, o Centro também é conhecido por oferecer cachaças locais. Os pagamentos podem ser feitos em dinheiro, PIX ou cartão de crédito/débito, e o local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. BJ1