Congresso Nacional entra em recesso sem votar a LDO

Ricardo-Teobaldo_Crédito-Erivaldo-Carvalho

O Congresso Nacional entrou em recesso nesta segunda-feira (18) e só voltará a trabalhar na primeira semana de agosto.

A Constituição prevê o recesso nas últimas duas semanas do mês de julho, desde que os congressistas votem antes das férias a Lei de Diretrizes Orçamentárias do ano seguinte, o que ainda não ocorreu.

Ano passado, o relator da LDO foi o deputado pernambucano Ricardo Teobaldo (PTN). E ela também não foi votada antes do recesso.

Este ano, o que dificultou a votação da LDO foi a crise política envolvendo o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ),

O presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse em entrevista à Rádio Jornal (Recife) que vai propor aos líderes de bancada que a Câmara funcione pelo menos dois dias por semana durante o período eleitoral para acelerar a votação de reformas importantes como a trabalhista e a da previdência.

Já o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), deve se reunir nesta terça-feira (19) com o presidente Michel Temer e o deputado Rodrigo Maia para definir a pauta de votação do mês de agosto.

As prioridades do governo são a Lei de Diretrizes Orçamentárias, a PEC que limita o aumento dos gastos públicos e a DRU (Desvinculação das Receitas da União).