Secretário Lessa visita a Função Oswaldo Cruz

O Instituto Aggeu Magalhães, a sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Pernambuco, recebeu, na manhã desta segunda-feira (22), a visita do secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aluísio Lessa. O gestor da SECTI se reuniu com dirigentes e conheceu as instalações da instituição, que tem 119 anos de fundação e é referência no combate de arboviroses e uma série de outras doenças.

O propósito da ida para a Fiocruz foi estabelecer estratégias para ampliar a atuação da entidade no benefício da saúde dos pernambucanos. Em convênio com a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), que é vinculada à secretaria, a instituição está prestes abrir novamente o edital Inova, para apoiar o desenvolvimento de projetos de inovação na área de saúde.

Aluísio Lessa reiterou a necessidade de uma ponte mais estreita do Governo de Pernambuco com instituições deste porte: “A vista nos deu a exata noção da importância que a Fiocruz tem para Pernambuco. Foi graças ao trabalho desenvolvido na instituição que o nosso estado se tornou referência no combate às arboviroses. Retribui uma uma visita feita por Sinval e sua equipe para fazer uma maior aproximação da política de CT&I do Governo de Pernambuco”, disse.

O diretor da instituição em Pernambuco, Sinval Brandão Filho, elogiou a visita de Aluísio Lessa e elencou as ações da fundação nas políticas públicas do Estado: “A visita de Aluísio Lessa consolida a perspectiva de ampliar a cooperação entre a Fiocruz e o Governo do Estado em iniciativas de CT&I para a saúde. Atualmente, estamos Delineando um novo convênio para lançarmos o edital Inova, que vai receber recursos nossos e da Facepe que vai apoiar projetos de inovação para a saúde e fazemos parte Grupo de Pesquisa de Epidemia da Microcefalia (MERG), que reúne pesquisadores da UPE, UFPE e do Aggeu para desenvolver projetos para compreender melhor a ação da zika e demais arboviroses”, concluiu.