COMPESA E UFPE LANÇAM LABORATÓRIO DE REFERÊNCIA EM ÁGUA E ESGOTO

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), assinam, na próxima quinta-feira (6), um protocolo de intenções para a implantação do primeiro laboratório do estado incubado numa universidade para estudos e desenvolvimento de tecnologias nas áreas de água e esgoto. O L’acqua será construído pela Compesa num terreno de 1 mil metros quadrados, cedido pela UFPE, ao lado do CTG, dentro do campus da Cidade Universitária, no Recife. A cerimônia para assinatura do protocolo será no Auditório Reitor João Alfredo, na sede da Reitoria, às 9h, e terá as presenças do presidente da Compesa, Roberto Tavares, do reitor da UFPE, Anísio Brasileiro, e de outras autoridades.

O L’acqua surge da necessidade tanto da Compesa quanto da universidade de ampliar e aprofundar as pesquisas que possam melhorar e apresentar soluções inovadoras e mais eficazes para os processos de tratamento e distribuição de água e de coleta de esgoto no estado. A partir dos estudos que serão feitos no laboratório, será possível, por exemplo, desenvolver know how próprio para resolver, de forma mais fácil e até mais barata, problemas como vazamentos, aferição de consumo e mapeamento das redes de água e esgoto. “A iniciativa é mais uma ação pioneira da Compesa e terá capacidade para se tornar referência na área no Brasil”, declarou o presidente da Compesa, Roberto Tavares.

Para se ter ideia do que pode ser desenvolvido no L’acqua, somente no que diz respeito à qualidade, é possível criar novas metodologias, tecnologias e equipamentos de análises químicas, físicas e biológicas. No quesito redução de perdas, pode ser feito um mapeamento detalhado de toda a rede e utilizados marcadores eletromagnéticos, radioativos ou mesmo ultrassônicos para localizar vazamentos com maior precisão e sem romper o calçamento. Isso representará menos desperdício de água, economia de tempo, redução de gastos, menos transtornos para a mobilidade urbana e serviços melhores para os usuários da companhia.

A proposta é que a Compesa não apenas construa o laboratório, mas ofereça toda a infraestrutura necessária para seu funcionamento. Os recursos para o desenvolvimento de estudos sairiam da própria empresa e das instituições fomentadoras de pesquisa estadual e nacional. No ambiente do L’acqua, funcionários da companhia trocariam conhecimento e experiência com alunos, professores e pesquisadores do CTG que se dedicam a estudos na área de saneamento. Na prática, o laboratório funcionaria, também, como um centro de capacitação e treinamento para os atuais e futuros técnicos, formando mão-de-obra qualificada para as demandas que o setor vai gerar nos próximos anos.

Os entendimentos entre a Compesa e a UFPE para a criação do L’acqua tiveram início no segundo semestre de 2013, durante a participação da companhia na Semana de Engenharia promovida pela universidade. A partir da assinatura do protocolo de intenções, o próximo passo é fechar o projeto de construção do edifício, cuja elaboração está em curso. Apenas com a conclusão dessa etapa, prevista para o primeiro semestre deste ano, será possível mensurar o valor do investimento e definir um prazo para sua execução. 

compesa2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *