PERNAMBUCO CRIATIVO

pernambuico criativo

É possível as pessoas transformarem ideias em renda? Ao responder esta pergunta, o jornalista britânico John Howkins formulou um conceito bastante difundido atualmente: a economia criativa, que se transformou em dos pilares do crescimento econômico que Pernambuco vem vivendo nos últimos anos. 



Com apoio cada vez maior do Governo do Estado, diversas ações têm construído um novo panorama em Pernambuco, fazendo a geração de renda e de empregos caminhar lado a lado com setores culturais e artísticos. Muito disso se deve ao Pernambuco Criativo, programa de articulação criado em 2010 e que envolve um plano de iniciativas no setor implantadas entre 2012 a 2015, coordenado pelo Grupo de Trabalho Economia Criativa de Pernambuco (vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico).

À frente destas ações, estão dois aparelhos de economia criativa: o Marco Pernambucano da Moda, que abriga espaço para eventos e programas para estilistas, designers e empresas do setor; e o Cais do Sertão Luiz Gonzaga, que será inaugurado no primeiro semestre de 2014 no Antigo Armazém 10 do Porto de Recife, com o objetivo de promover e incentivar a cultura do sertão e a história do artista Luiz Gonzaga, contando com museu, auditório e espaço para oficinas.

Além disso, outros programas estimulam cada vez mais a economia criativa em Pernambuco, como o Festival Delícias da Comunidade, que conta com a participação de restaurantes de Recife; o projeto Iconografia Brasilidade, que gera novos negócios para a Cadeia de Confecções do Agreste, além da implantação da Célula Executiva de Economia Criativa, que não apenas promoverá debates entre empresários destes setores como fomentará novos projetos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *