Conheça as armas mais poderosas do mundo

Armas de destruição em massa (ADM) foram desenvolvidas, produzidas e usadas em algumas ocasiões. A bomba nuclear foi um divisor de águas quando se trata da quantidade de dano que uma arma desse tipo pode infligir, mas a tecnologia evoluiu, assim como as armas de destruição em massa. A guerra cibernética não é novidade, nem o uso de armas biológicas, no entanto elas estão cada vez mais sofisticadas. Além disso, temos algumas armas novas – hipotéticas (por enquanto) e reais – que merecem ser mencionadas.

Armas de antimatéria

A antimatéria é composta de partículas que são o oposto em carga elétrica e momento magnético. Um exemplo seria um elétron com carga negativa e um pósitron (antielétron) com carga positiva.

Armas genéticas

Os cientistas conseguiram mapear o genoma humano de uma forma que é possível identificar certos genes específicos para um grupo étnico. Essa capacidade de identificar genes característicos permite, potencialmente, uma interferência no RNA (ácido ribonucleico) que pode ser usado como arma.

High-powered microwave (micro-ondas de alta potência)

Não, isso não é um super aparelho de cozinha. E de fato já existe: é uma arma de energia direcionada chamada PHASER. Este é essencialmente um canhão de micro-ondas de alta potência que emite frequências de rádio em um feixe cônico.

High-powered microwave (micro-ondas de alta potência)

Don Sullivan, chefe de tecnologia para energia dirigida dos sistemas de mísseis da Raytheon, explica como essa arma funciona: “Não é um efeito térmico, é um efeito de campo elétrico que é basicamente imposto aos eletrônicos para perturbá-los ou danificá-los permanentemente e o efeito é essencialmente instantâneo.”

Embora esta tecnologia tenha sido usada apenas defensivamente para desativar drones inimigos, ela pode potencialmente ser usada de outra forma. Imagine quanto dano em grande escala isso poderia causar, afetando cidades inteiras e alvos militares com apenas algumas rajadas disparadas de um avião.

Arma de energia dirigida (directed energy)

Assim como o PHASER, existem outras armas de energia dirigida sendo desenvolvidas por vários governos ao redor do mundo. Uma de suas vantagens em relação à munição tradicional é que, ao contrário de um míssil, por exemplo, que tem que percorrer uma distância, essas armas são quase que imediatas.

Arma de energia dirigida (directed energy)

Os alvos também podem ser atingidos com mais precisão e as armas são muito mais econômicas, pois são alimentadas por eletricidade.

Arma de energia dirigida (directed energy)

Em 2020, o Exército dos Estados Unidos anunciou seu novo protótipo: o Indirect Fire Protection Capability High Energy Laser, que é até 10 vezes mais poderoso que o Sistema de Armas Laser usado pela Marinha.

Hypersonic kinetic energy (energia cinética hipersônica)

O Tratado do Espaço Sideral foi assinado por mais de 100 países em 1967. Todas as nações concordaram em não usar armas de destruição em massa a partir do espaço sideral, incluindo armas nucleares, biológicas e químicas. No entanto, o uso de energia cinética hipersônica não está coberto pelo acordo.

Hypersonic kinetic energy (energia cinética hipersônica)

O Projeto Thor, também conhecido como “Rods from God”, leva o conceito de ataque espacial a outro nível: ao soltar hastes de tungstênio do espaço, elas atingiriam 10 vezes a velocidade do som, o que causaria danos substanciais quando os objetos atingissem a Terra.

Hypersonic kinetic energy (energia cinética hipersônica)

O conceito de bombardeio cinético, ou ataque orbital cinético, é baseado nas bombas “Lazy Dog” usadas durante a Guerra do Vietnã, que não incluíam explosivos. Em vez disso, elas eram lançadas de aviões, ganhavam velocidade e causavam danos ao atingirem o chão.

Não é segredo que numerosos experimentos foram feitos para interferir no clima. A instalação militar High Frequency Active Auroral Research Program (HAARP) no Alasca, por exemplo, tem sido alvo de muita especulação por parte de teóricos da conspiração.

Armas geofísicas

Transformar o clima em arma seria realmente uma coisa poderosa. E, embora a HAARP possa não estar fazendo isso (ainda), alguns países, como a China, têm sido bem sucedidos em manipular o clima através do uso de técnicas como a “semeadura de nuvens”.

Armas geofísicas

Não há evidência de que armas geofísicas serão desenvolvidas no futuro. Mas será que eventos meteorológicos podem ser desencadeados artificialmente em um local específico para causar danos? Talvez.

Armas cibernéticas

A guerra cibernética não é novidade e tem um potencial destrutivo infinito. O mundo é atualmente gerenciado através de computadores, desde sistemas militares até toda a rede elétrica de um país.

Armas cibernéticas

Um ataque pode destruir uma nação inteira de dentro para fora. Afetar a rede elétrica e o sistema financeiro pode causar danos inimagináveis.

Bombas de isômeros

Isômeros são núcleos atômicos com diferentes propriedades radioativas quando comparadas a uma bomba atômica “regular”. Bombas de isômeros podem ser feitas com o isômero nuclear do elemento químico háfnio.

Bombas de isômeros

Para efeito de comparação, 1 grama de háfnio contém a energia equivalente de 299 kg de explosivos TNT.

Bombas de isômeros

A possibilidade de causar uma reação isômera ainda não foi comprovada até agora, mas dizem que há pesquisas em andamento sendo feitas, nomeadamente pela Rússia.

Armas psicotrônicas

Quem achou que destruir coisas e manipular o clima já era ruim o suficiente, vai se surpreender ao descobrir mais sobre como as armas psicotrônicas que podem manipular as mentes do inimigo!

Armas psicotrônicas

Dispositivos de micro-ondas podem ser usados para causar lesões cerebrais. Sons podem ser irradiados diretamente para a cabeça e a pessoa pode ouvir ruídos que soam naturais, mas na verdade estão vindo de dentro. Esses efeitos podem ser muito dolorosos e debilitantes.

Armas psicotrônicas

Em 2018, diplomatas americanos em Cuba sofreram lesões cerebrais inexplicáveis. Pesquisas concluíram que, de fato, armas psicotrônicas podem ter sido usadas.

Drones com inteligência artificial

Drones são usados há muito tempo. Mas, e se ao invés de uma pessoa programando e controlando a máquina, ela fosse alimentada por um chip neuromórfico de inteligência artificial (IA)?

Drones com inteligência artificial

Um drone operado por IA pode distinguir o amigo do inimigo de forma efetiva o tempo todo? Essas máquinas poderiam atacar seus próprios criadores e aliados?