Sertão de Pernambuco começa a receber água do São Francisco

O reservatório Copiti, localizado em Custódia, no Sertão de Pernambuco, já recebeu água do Projeto de Integração do Rio São Francisco. A água chegou ao reservatório após percorrer mais de 117 quilômetros de estruturas deste trecho. De acordo com o Ministério da Integração Nacional, as obras físicas necessárias para a passagem da água no Eixo Leste foram concluídas em dezembro.

A partir de Copiti, a água do São Francisco seguirá por gravidade até a quinta Estação de Bombamento (EBV-5), que fica em Sertânia, também no Sertão de Pernambuco. Além de Pernambuco, o Eixo Leste do projeto vai garantir a segurança hídrica da população da Paraíba. A expectativa do ministério é atender Monteiro, na Paraíba, no mês de março.

O Projeto de Integração do Rio São Francisco, composto pelos eixos Norte e Leste, entrou na reta final e já apresenta 94,66% de execução física. O Eixo Norte abastecerá os municípios do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. As obras deste eixo apresentam 93,42% de avanço físico e tem previsão de conclusão para o segundo semestre. O reservatório Jati, no Ceará, deve receber água do “Velho Chico” em setembro. O Rio Grande do Norte e parte da Paraíba contarão com a água a partir de dezembro.

NE10.