Paulo Câmara resgata protagonismo dos governadores de Pernambuco 

Historicamente os governadores de Pernambuco, cada um em sua época, sempre tiveram protagonismo nacional devido aos seus posicionamentos políticos, dentre eles Agamenon Magalhães, Moura Cavalcanti, Marco Maciel, Miguel Arraes, Jarbas Vasconcelos e mais recentemente Eduardo Campos.

Por ser um estado extremamente politizado, Pernambuco oferta líderes ao Brasil, e mesmo sem chegar ao posto de governador, podemos citar os senadores Humberto Costa e Fernando Bezerra Coelho, o ex-senador Armando Monteiro, o presidente do TCU, José Múcio Monteiro e assim sucessivamente.

Desde a sua chegada ao Palácio do Campo das Princesas em 2015 que o governador Paulo Câmara teve que mostrar que era bom de gestão para não deixar o estado sair dos trilhos, e isso levou quase todo o primeiro mandato. Somente agora no segundo mandato que o governador começa a ganhar um protagonismo nacional, uma vez que Pernambuco detém a melhor educação do Brasil, tem sido uma das referências no combate à violência com sucessivas reduções da criminalidade e na economia vem crescendo acima da média nacional.

Estes dados são fatos incontestáveis que colocam Paulo Câmara numa posição de destaque, apesar disso, pelo perfil do governador de ser muito discreto, as potencialidades de Pernambuco estavam sendo pouco exploradas, porém a realização da Climate Week pode ser considerada um divisor de águas nesta situação, uma vez que Paulo Câmara foi escolhido para representar os governadores por conta de experiências sustentáveis em Pernambuco.

A exposição alcançada por Paulo Câmara em Nova Iorque rendeu até mesmo uma entrevista no Valor Econômico, um dos mais importantes jornais do país, e abriu espaços para que o governador de Pernambuco possa falar para o Brasil não só das potencialidades do nosso estado como também das grandes questões do país, dentre elas a discussão do Pacto Federativo, uma vez que o governador é economista e auditor do Tribunal de Contas do Estado, tendo uma vasta carreira técnica e respeitada não só no estado como em todo o país. É provável que nos próximos meses a presença de Paulo em entrevistas e eventos nacionais sejam cada vez mais corriqueiras, devido à recuperação do protagonismo do estado que ele está conseguindo executar no segundo mandato.

 

Fonte: Edmar Lyra